sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aulas de Matemática no 1º ano A

     Para enriquecer as aulas de matemática de sua turma, a professora Ana Elisa Rocha P. Marques desenvolveu com seus alunos atividade utilizando o material dourado. Esse material destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal. A abordagem da professora com o material atendeu aos objetivos de verificação de contagens e utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos. Foi proposto que as crianças conferissem quantos cubinhos compunham o material dourado entregue a cada uma, a seguir, após algumas dificuldades, estabeleceu-se coletivamente, que contariam os cubinhos fazendo agrupamentos de 10 em 10.






Alunos do 2º ano A realizam entrevista com a funcionária Rosângela Forti

     No dia 12 de junho de 2013 os alunos da professora Vera Lúcia Pernas Pontes entrevistaram a funcionária Rosângela Forti Teixeira, mais conhecida na escola como Rô. A atividade faz parte do conteúdo de Geografia do 2º bimestre, e tem por objetivo “reconhecer o espaço e os profissionais da escola, identificando suas funções”. A entrevista foi elaborada pelos alunos com a ajuda da professora.






Professora Wânia B. Alegrette realizou com seus alunos, atividade do Curso PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)

    Proposta de Atividade: Roda de Leitura, com os alunos do 3º ano B, que tem como responsável a professora Wânia Bernaque Alegrette, utilizando livro do acervo do PNAIC/2013, “Os filhotes do Vovô Coruja”.
      A obra traz uma abordagem envolvendo os conceitos matemáticos de adição e subtração, favorecendo a construção destes de maneira prazerosa, já que, sua construção (dos conceitos matemáticos) se dá em um longo período, com estágios intuitivos e formais. Além do trabalho interdisciplinar com a matemática, não se pode deixar de acrescentar a importância da literatura infantil na formação de leitores.       
     Resumo da obra: Vovô coruja adora quando chega o inverno e os animais começam a se mudar para a floresta, assim, ele não se sente sozinho. É nessa época que várias famílias aparecem e o vovô coruja passa a tratar a todos como se fossem seus próprios netos.
   Na roda de leitura, proposta pela professora Wânia, os alunos foram encontrando os resultados sugeridos na história com estratégias que envolveram as idéias de adição e subtração.













Escola Ana Thereza realiza atividades do projeto sobre o Meio Ambiente

     Os alunos do 3º ano B, da professora Wânia Bernaque Alegrette realizaram no dia 11/06 uma visita ao Aterro Sanitário e ao Centro de Triagem de materiais recicláveis, acompanhados pela diretora municipal do meio ambiente professora Lourdes Grassi. O objetivo da atividade foi: conhecer o destino adequado do lixo e também valorizar atitudes que ajudam na preservação do meio ambiente.
     As gestoras Eliana Cenedes e Aline Fernandes Benetti agradecem a professora Lourdes pela disposição em acompanhar os alunos nos trabalhos da escola sempre que solicitada.





Pré I A dá continuidade às atividades do Projeto Bichos.

Os alunos da professora Denise Elena A. P. de Moura realizaram no dia 11/06/2013 uma visita ao jardim público (em frente ao Correio) à procura de bichinhos. Lá, encontraram formigueiros, borboletas e peixes. A atividade é uma das etapas do projeto Bichos, que as professoras da educação infantil estão desenvolvendo esse bimestre.













Projeto Bichos: Pré I B

Atividades do Projeto para o Pré I B:
   a) Leitura da história O sanduíche da Maricota (de Avelino Guedes);
   b) Elaboração coletiva de lista com os ingredientes para fazer sanduíches para os alunos;
   c) Visita ao Mini Mercado Paulista;
   d) Fazer os sanduíches.
   e) Receita do sanduiche para levar aos pais ou responsáveis.
Objetivos das atividades:
   a) Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio do livro de literatura infantil, ampliando o vocabulário e desenvolvendo noções de sequência de fatos;
   b) Ouvir histórias, apreciá-las e utilizar a linguagem oral para expressar ideias e opiniões;
   c) Produzir lista tendo a professora como escriba, garantindo seu uso social real.
   d) Perceber o uso social do gênero textual “receita”;
   e) Incentivar hábitos de alimentação saudável.